Ir para o conteúdo principal
Lição

O que é literacia digital (de verdade)?

Condições de conclusão

4 - Desenvolvendo o olhar crítico digital

pan_tool_alt CliqueToque e arraste para visualizar os cartões

Você sabia que... O primeiro e-mail da história
o primeiro e-mail da história foi en*** em 1971?

O engenheiro Ray Tomlinson mandou uma mensagem para si mesmo só para testar. Criativo, né?

Você sabia que... O celular mais vendido
O celular mais vendido de todos os tempos não foi um iPhone?

O cam*** de vendas foi o Nokia 1100, lançado em 2003. Ele vendia tanto que virou praticamente um item de coleção.

Você sabia que... a Internet já teve um “peso”?
A Internet já teve um “peso”?

Em 2011, um físico britânico calculou que toda a informação da Internet pesaria mais ou menos o mesmo que um morango. Bizarro!

Você sabia que... O jogo mais antigo
O jogo mais antigo é o famoso jogo de ping-pong digital?

Ele foi lançado em 1972 e ainda tem uma comunidade de fãs. Sinistro!

Você sabia que... O modo anônimo
o modo anônimo não te deixa invisível?

Muita gente acha que o “modo anônimo” do navegador esconde tudo, mas não é bem assim. Ele só impede que o seu histórico fique salvo no dispositivo. Sites, provedores e até a escola (se for uma rede monitorada) ainda podem ver por onde você passou. Invisível? Nem tanto.

Já sabemos que a literacia digital envolve atitudes: participar das redes com consciência, responsabilidade e olhar crítico; entender o que se consome; questionar o que se vê; pensar antes de compartilhar; cuidar da privacidade; e enfrentar discursos de ódio nas redes. Para isso, também precisamos desenvolver competências para usar a tecnologia de forma crítica, ética, criativa e colaborativa, entre elas, perceber como os algoritmos direcionam, e até moldam, o que vemos on-line.

Já percebeu como a gente tende a se aproximar de quem pensa como a gente? Essa é a bolha social. No on-line, isso fica ainda mais forte. As redes e os buscadores “aprendem” com seus cliques, curtidas e buscas e começam a entregar mais do mesmo, e a bolha se fecha.

Resultado? A timeline vai se fechando. É a tal bolha virtual: preferências reforçadas, menos diversidade de perspectivas. Muitas vezes enxergamos apenas conteúdos que confirmam o que já pensamos. Isso acontece porque nossas bolhas sociais (os grupos com quem convivemos) encontram as bolhas virtuais, criadas por algoritmos que reforçam preferências.

Você já parou para pensar como suas pesquisas na Internet são influenciadas pelas suas preferências? Experimente digitar “sustentabilidade” no Google ou no YouTube. Repare como os resultados aparecem filtrados pelo que você já acessou antes. Interessante, não é?

É justamente aqui que entra a literacia digital: ela nos ajuda a perceber que precisamos ampliar nossas buscas, consultar diferentes fontes e escapar das bolhas digitais. Com esse olhar mais crítico, você consegue avaliar melhor a confiabilidade das informações, variar as referências e evitar ficar *** a um consumo limitado de conteúdo.

Esse olhar crítico não serve apenas para o consumo individual de conteúdo, mas também para evitar que lideranças ou influenciadores em comunidades acabem reforçando uma única visão, criando novas bolhas ao invés de ampliar o debate.

Para Assistir

Para explorar melhor esse tema, assista ao vídeo “Bolhas Sociais?”, do professor Krauss. Depois, compartilhe no Fórum II da Aula 2 o que mais chamou sua atenção ou quais reflexões esse vídeo provocou em você. Assim, você exercita sua literacia digital, aprendendo a perceber e questionar as bolhas virtuais.

rejekibet

rr777

garudaslot