A mudança de mentalidade é um processo contínuo e desafiador, que exige de cada um de nós ações consistentes capazes de mobilizar a comunidade em que vivemos. Não há educação ambiental verdadeiramente transformadora sem atitudes concretas e conscientes que reflitam nosso papel como cidadãos críticos, ativos e comprometidos com a realidade que nos cerca.
Como vimos nesta unidade, a transformação é possível quando o indivíduo reconhece sua responsabilidade dentro da coletividade. Uma comunidade bem instruída em relação aos seus direitos e deveres torna-se protagonista na prevenção de riscos e na construção de um futuro mais sustentável. Cabe a ela também exigir das autoridades governamentais a mesma mudança de postura, **tada na responsabilidade, na transparência e no compromisso com o bem comum.
Reflita sobre essa mudança de mentalidade!
Para motivar a sua participação comunitária, que tal refletir sobre um filme baseado em uma história real? Veja: O Menino que Descobriu o Vento. O filme narra a iniciativa de um menino chamado William, que busca diminuir a situação trágica de sua família e vilarejo. Aliado à sua sede de conhecimento, William estudou os princípios teóricos da produção de energia e montou um gerador de energia eólica com sucatas para bombear água e irrigar as plantações. É um retrato do potencial envolvido no conhecimento dos processos ambientais com o objetivo de melhorar a vida humana.
Veja um pequeno resumo dessa linda história de superação diante de uma catástrofe anunciada, que serviu de exemplo para mudar a mentalidade de outros vilarejos no continente africano.