Apesar de parecer uma pergunta com resposta óbvia, nem sempre é assim que funciona, pois algumas empresas esquecem qual o objetivo de sua existência: servir outras pessoas. É exatamente isso: seja vendendo produtos ou oferecendo serviços, uma empresa serve a um determinado público-alvo. Ou seja, o consumidor final precisa ser a sua meta.
Alguns empreendedores erram quando pensam somente em si, pensando no lucro que vão obter, sem se preocuparem com o seu cliente, sem se colocarem no lugar deles. Acontece que a satisfação do cliente é o que vai garantir o sucesso do negócio.
O marketing ajuda na captura das informações sobre o cliente, onde eles buscam o produto, informações, para depois criar um planejamento específico para aquela empresa. Assim, o empreendedor não precisa gastar dinheiro com nenhuma ação que não vai agregar valor à empresa.
Marketing não é apenas expor a marca, mas fazer com que a mensagem da marca, do produto ou do serviço seja aquilo que o público está querendo, mesmo que não tenham ciência disso.
Vamos ver um exemplo?
Exemplo
Uma empresa de fabricação de panelas antiaderentes pede uma peça publicitária com uma propaganda para TV.
Qual o melhor horário para passar o comercial? Durante a novela das nove ou durante uma partida de futebol? Pelo público, parece que o óbvio é a novela. Mas e se a empresa quiser inovar e atingir o maior número de consumidores homens? Pode ser uma inovação com um custo muito alto que não vai garantir o retorno do investimento.
Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre o papel do marketing: