Vamos agora ver as fases do Design Thinking:
O primeiro passo é entender o usuário final porque ele é o cerne do processo de design thinking. Tenha empatia para entender suas experiências completamente com seus produtos e serviços.
Empregue todos os meios possíveis para compreender suas experiências, desde a observação até a interação com eles. Seu objetivo deve ser experimentar seus produtos e serviços da mesma forma que eles.
Agora você conhece seu cliente e pode definir os problemas que ele está enfrentando. Nesta etapa, é crucial descrever claramente os problemas e identificar os fatores de sucesso. Caso contrário, você não saberá quando chegar ao seu destino. Um problema claramente definido definirá o ritmo do resto do processo.
Não deixe nenhuma pedra sem virar, vasculhe trabalhos anteriores feitos em relação à solução desses problemas. A pesquisa ajuda você a entender a gênese de um problema específico, as soluções testadas e comprovadas e o resultado. Você precisa dar sentido a tudo o que descobrir enquanto pesquisa.
No entanto, se for um problema novo, você terá a oportunidade de documentá-lo bem.
Com as descobertas da pesquisa em andamento, coloque sua imaginação e sua intuição para trabalhar. Conduza reuniões de brainstorming (tempestade de ideias) com outros gerentes e funcionários para chegar a possíveis soluções para resolver os problemas identificados.
Não se limite às formas óbvias, aprofunde-se em ideias que podem parecer inatingíveis. O objetivo nesta fase é ter uma ampla gama de ideias. Encoraje cada participante a compartilhar sua ideia e registre todas elas.
Em seguida, coloque sua ampla gama de ideias para testar. Você precisa expandi-las, combinar algumas, refinar outras e rejeitar outras. Dê a elas uma forma física que as mova de ideias inatingíveis para ideias realistas. Isso permitirá que você interaja e experimente as soluções antes de apresentá-las aos clientes. Lembre-se: você está no lugar dos clientes e entende o que eles querem da sua organização.
O rigoroso processo acima será inútil se você não conseguir aplicar as soluções adequadas. Comece com as soluções mais poderosas dos protótipos selecionados. Não foque apenas nas práticas, mas nas ideias com o maior impacto sobre o problema em questão. À medida que você implementa os protótipos, registre os resultados das experiências dos clientes.
Por fim, mas importante, aprenda com os usuários. Quais soluções resolveram o problema rapidamente? Quais não? Quais precisavam de melhorias? Seu objetivo é refinar seus protótipos para que sejam as melhores soluções.
Após sua revisão, não deixe as descobertas por aí, melhore os protótipos para o benefício do cliente.
A primeira etapa sugere um mergulho em tudo o que envolve e afeta a sua empresa. Aqui, é válido realizar uma análise SWOT, que ma** as ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes do seu negócio, tanto do ponto de vista interno quanto da perspectiva externa.
Sendo assim, não hesite em coletar feedbacks de clientes, observar o desempenho de colaboradores e se aprofundar na política organizacional da firma. Apenas a partir de um conhecimento completo sobre o negócio é possível criar soluções que possam ser efetivamente utilizadas.
Vamos ver um caso, para entender melhor?.
Exemplo
O exemplo de Design Thinking da Havaianas já se tornou um clássico, que inspira profissionais de marketing, designers e empreendedores até hoje. Em 2008, a marca procurou a IDEO, consultoria referência em Design Thinking. O objetivo era lançar uma linha de bolsas na São **lo Fashion Week (SPFW) daquele ano, que aliasse o espírito brasileiro das Havaianas a uma estética mais refinada.
Os pesquisadores da IDEO conversaram com pessoas não só do Brasil, mas da Austrália, Índia, Inglaterra e França, para entender como elas se relacionavam com a Havaianas. Eles descobriram que os entrevistados associavam a marca a simplicidade, autenticidade, diversão, alegria e conforto.
Ainda, foi realizada uma série de brainstorms para realizar os croquis e os protótipos das bolsas, etapas essenciais do Design Thinking. Foram testados diferentes materiais e formatos até que fosse encontrado um modelo alinhado ao espírito de Havaianas. A bolsa estreou no SPFW de 2008 e foi lançada mundialmente em 2009.
Vamos assistir ao vídeo:
Você já está pronto para pensar no seu cliente?