É um modelo de pensamento que vai além da necessidade de se acriar um produto ou serviço. É uma abordagem inovadora que tem o ser humano como centro de toda a pesquisa.
Ela visa atender às necessidades humanas e transformar ideias em soluções práticas e aplicáveis. Por meio de diversas etapas, esse processo colaborativo integra a criatividade do design com as exigências tecnológicas e de mercado, visando criar valor significativo para os usuários e oportunidades estratégicas para as empresas.
O design thinking não traz uma fórmula específica para sua implantação. Em vez disso, ele cria as condições necessárias para maximizar a geração de insights e sua aplicação prática. A ideia é que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes. Ou seja, um cozinheiro junto com um atendente se unem para pensar em uma solução para um problema de logística.
O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.
Exemplo
Você abriu um pequeno quiosque de praia, onde você vende água de **, cerveja e alguns petiscos para quem está apenas fora da área de areia da praia. Porém, em uma pesquisa prévia, você analisa que os clientes estão na faixa de área. O que fazer? O método de design thinking ajudará na solução.
Suas aplicações são variadas. Nas empresas, é comum utilizar a abordagem para encontrar soluções para os mais diversos problemas, independentemente de sua natureza ou magnitude. A partir das diferentes perspectivas já citadas, é possível alcançar um entendimento mais completo do problema.
Outro momento bem comum de utilizar o design thinking é na elaboração de novos produtos e serviços. A partir da reunião de talentos multidisciplinares, ou seja, representantes de todas as áreas da empresa, é possível agregar valor ao item em todos os quesitos, aumentando as chances de sucesso. Por exemplo, na produção de um bolo em uma confeitaria.
Independentemente do seu objetivo com a aplicação dessa abordagem, é válido lembrar que cada caso é um caso, o que significa que cada empresa pode conduzir o processo de forma diferente. Ainda assim, existem etapas que podem ser seguidas em todos os casos. Falaremos delas no próximo tópico.
Vamos escutar a música a seguir:
Agora reflita sobre a letra. Não começa a ficar estranho quando se muda a composição das posições dos versos? Pois bem, o Design Thinking não se preocupa em padrões considerados normais e sim pelo final da obra. No caso da música: uma obra prima da nossa MPB.