Uma análise SWOT é uma técnica usada para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a sua empresa ou até para um projeto específico. Embora ela seja principalmente usada por organizações — desde pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos até grandes corporações —, a análise SWOT pode ser usada tanto para fins pessoais quanto profissionais.
A sigla inglesa significa strenghts, weaknesses, oportunities e threats, ou traduzindo para o português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças – FOFA. Nessa análise é importante verificar cada um desses fatores para conseguir planejar e buscar o desenvolvimento organizacional.
As forças, no contexto da SWOT, se referem às iniciativas internas que estão com um bom desempenho. Elas podem ser comparadas a outras iniciativas ou a uma vantagem competitiva externa. Examinar essas áreas ajuda a entender melhor o que está funcionando bem para usar essas técnicas bem-sucedidas Como a logística, produtividade e atendimento.
Na SWOT, as fraquezas se referem às iniciativas internas que estão com desempenho abaixo do esperado. É uma boa ideia analisar primeiro as forças para que você possa criar um parâmetro do que é um desempenho bom ou mau. Identificar as fraquezas internas é um bom ponto de partida para melhorar esses projetos.
Na SWOT, as oportunidades são o resultado das suas forças e fraquezas existentes somadas a quaisquer iniciativas externas que colocarão a sua empresa em uma melhor posição competitiva. Elas podem ser qualquer coisa, como fraquezas que você gostaria de melhorar ou áreas que não foram identificadas nas duas primeiras fases da sua análise.
As ameaças, na SWOT, se referem às áreas que podem causar problemas. Elas são diferentes das fraquezas, pois as ameaças são externas e costumam estar fora do seu controle. Podem ser qualquer coisa, desde uma pandemia a uma mudança no cenário competitivo.
Para entender melhor, vamos a um exemplo. Vamos supor que você é proprietário(a) de um salão de beleza e quer saber sobre seus pontos fracos e fortes, identificar oportunidades e ameaças.
Vamos pensar:
Vamos de vídeo? Assista ao vídeo para você entender definitivamente:
Força
Fraqueza
Oportunidades
Ameaças