Você quer empreender, mas não sabe como começar? Primeiro você precisa identificar qual o seu perfil. Clique em cada um deles para entender melhor
Nesse perfil, você pode ser um fotógrafo, um engenheiro projetista ou um médico. Você é não somente aquele que gerencia o negócio, mas também aquele que coloca a mão na massa na execução das ações da empresa.
É o perfil clássico para os empreendedores por necessidade, que são aqueles que abrem uma empresa por falta de ocupação formal. Normalmente este tipo de abertura é ligada a alguma habilidade pré-existente do profissional, como saber cozinhar, por exemplo.
Esse profissional é aquele que gosta de ter uma visão macro do negócio, planeja os próximos passos com base nos dados coletados, quer estar próximo de todos os funcionários para mantê-los animados e engajados com o trabalho. Será certamente o primeiro a pensar em montar um bom plano de negócios antes de dar o pontapé inicial na empresa.
Esse perfil de empreendedor é capaz de cont**r com clareza os números da empresa, e a gestão financeira será mais acertada e clara com ele. A dificuldade é justamente deixar de lado o modo empresário e partir para a linha de frente do negócio, executando ações ligadas ao dia a dia.
Este é aquele tipo que vê ideias de negócio em todo lado: nas atividades que executa no dia a dia, mas também em outros espaços e áreas de atuação que nem conhece muito bem. Podemos dizer que os empreendedores que trabalham com inovação estão neste perfil, porque a ideia é trazer uma maneira diferente de fazer as coisas, com muita criatividade.
O empreendedor criativo normalmente não está muito apegado ao negócio: este é interessante enquanto é um laboratório, ou se seguir sempre inovando, mas deixa de trazer o brilho nos olhos quando se transforma em uma empresa tradicional e de processos repetitivos.